Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Inscrições
Início do conteúdo da página

Inscrições

Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 10h23 | Última atualização em Quarta, 29 de Junho de 2022, 10h46 | Acessos: 1244

As inscrições no VII Encontro de Pós-Graduação, serão realizadas por meio do sistema sigeventos Unifesspa na webpage (VII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO (unifesspa.edu.br)), por meio de acesso à área restrita no sistema.

 

ATENÇÃO!!!!

O Autor que irá fazer a apresentação oral, deverá escolher no momento da inscrição a opção "APRESENTADOR".

Os Co-autores e demais participantes que não submeterem resumo, deverão se inscrever na opção "OUVINTE".

 

ÁREAS TEMÁTICAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

Área - Educação Matemática e suas tecnologias no contexto amazônico

ObjetivoApresentar estudos e pesquisas acerca da educação/ensino/aprendizagem da matemática, visando à formação científica e à formação de professores, que visem, o conhecimento das teorias, dos processos, das estratégias de ensino, de aprendizagem e de formação de professores para a produção de conhecimentos na área e na compreensão do papel da Matemática e da escola na formação para a cidadania, na perspectiva das relações entre matemática, tecnologia e o ambiente amazônico.

 

Área - Educação em Ciências e suas tecnologias no contexto amazônico

Objetivo Apresentar estudos e pesquisas acerca da educação/ensino/aprendizagem de ciências, visando à formação científica e à formação de professores, que visem, o conhecimento das teorias, dos processos, das estratégias de ensino, de aprendizagem e de formação de professores para a produção de conhecimentos na área e na compreensão do papel da Ciências e da escola na formação para a cidadania, na perspectiva das relações entre ciências, tecnologia e o ambiente amazônico.

 

Área - Difusão do conhecimento científico: análises de evidências

Objetivo Apresentar estudos e pesquisas que abordam as análises de evidências em crimes ambientais; análises física e química em evidências forenses; análises periciais de infraestruturas e obras públicas; exames pormenorizados e tratamento de dados em evidências forenses digitais visando a divulgação científica para fomenta a criação de uma nova geração de pesquisadores com foco na resolução de problemas vivenciados no trabalho e nas potencialidades da região norte do Brasil.

 

Área - Diálogos Interdisciplinares em Desenvolvimento e Gestão Territorial na Amazônia

Objetivo - Discutir as diversas questões que interessam ao tema do Desenvolvimento e Gestão, como aspectos econômicos, políticos, culturais, históricos, sociais, incluindo temas como gênero, juventude, políticas públicas, movimentos sociais, agricultura, agroecologia e sistemas de   produção, sejam eles familiares ou patronais, grandes projetos, entre outros, com abordagens teóricas plurais, tendo como lócus o contexto da Amazônia.

Área - Territórios, representações, práticas discursivas e relações de poder

Objetivo - Debater trabalhos que versem sobre as relações entre sociedade e território, colocando em primeiro plano as representações, práticas discursivas e relações de poder, em suas dimensões políticas, econômicas, culturais e ambientais na Amazônia. Abrange ainda as múltiplas territorialidades e suas interfaces materiais, simbólicas e identitárias, a heterogeneidade discursiva, as tensões construídas no jogo das relações de poder, desdobrando-se em práticas de resistência ou emancipação, os discursos produzidos em esferas institucionais e não institucionais, considerando as contradições próprias das relações entre as dinâmicas socioterritoriais e as formações ideológicas.

Área - Expansão capitalista regional e suas consequências socioespaciais

Objetivo - Espaço para propostas que analisem as consequências socioespaciais da expansão capitalista na fronteira agromineral brasileira, vinculada à exportação de commodities. Apontar as diferenças e semelhanças destas consequências socioespaciais na dinâmica urbana e rural da região, inclusive por meio de estudos de casos, Refletir sobre a relação entre urbano e rural na região.

 

Área - Impactos e efeitos de grandes empreendimentos produtivos no território

Objetivo - A perspectiva deste GT tem como escopo mensurar e apreender os fenômenos das desigualdades sociais e econômicas na periferia, que estão condicionados pela polarização produtiva e fragmentação produtiva e espacial dos territórios, determinado por grandes empreendimentos produtivos e imobiliários, nas escalas nacional, regional e territorial, das cidades, do urbano, do rural e nas relações periurbanas entre os municípios no contexto da Amazônia. O enfoque deste GT busca priorizar, sem limitar, análises relacionadas à avaliação de políticas públicas habitacionais, investimentos em setores produtivos, infraestruturas logísticas e econômicas,zoneamento urbano e ordenamento territorial. O balanço de políticas públicas, busca determinar se os fenômenos de assimetrias permanecem ou recuaram ao longo das últimas décadas na Amazônia, e em que medida é possível tecer perspectivas de superação para os ritmos e vetores das desigualdades socioeconômicas com forte relação com o espaço e o território.

 

Área - Ensino de História e Pesquisa Historiográfica no Contexto Amazônico

Objetivo - Apresentar estudos e pesquisas acerca dos desafios e avanços do ensino de História e da formação de professores para a produção Leandro Rascke pesquisas no campo da crítica e da Educação Histórica na Amazônia.

 

Área - História, Política e Memória na Amazônia

Objetivo - Apresentar estudos e pesquisas acerca dos desafios e avanços da pesquisa e da produção historiográfica sobre diferentes grupos subalternos na Amazônia.

 

Área - História, Memória e Ensino de História

Objetivo - A área busca reunir trabalhos que possam refletir sobre as relações entre história e memória. Pesquisas sobre esquecimentos, lembranças e apagamentos na construção social da memória, diferentes espaços de memória e de recordação, memória e oralidade e pesquisas sobre o ensino de história que trabalhem com os conceitos de história e memória.

 

Área - Ensino e relações étnico-raciais

Objetivo - A área propõe agregar pesquisas de pós-graduação que se debruçam sobre a temática do ensino e das relações étnico-raciais em diferentes áreas do conhecimento. Interessa-nos promover um espaço de diálogo que permita a reflexão sobre pressupostos teórico-metodológicos; abordagens e estratégias de ensino para a sala de aula; práticas e ações que valorizem a diversidade racial, de gênero e classe; estudos voltados para a formação inicial e continuada de professores na temática das relações étnico-raciais; pesquisas que problematizam visões de mundo hegemônicas; inserção de epistemologias extra-ocidentais no ambiente de sala de aula, nos distintos níveis e modalidades da educação.

 

Área - Literatura, dores, sabores e saberes sob o sol

Objetivo - Fernando Pessoa afirmou que "o sol doira sem literatura". Logo ele que através da literatura se transversou em muitos e pôs o sol a doirar para muitos de si. A literatura nos possibilita modos de perceber e sentir os muitos sóis com seus sons, suas histórias, seus dramas, suas alegrias e suas dores. Ela favorece a compreensão filosófica, psicológica, histórica, social etc. do ser humano que sofre, sua e ri sob o sol. As mensagens de autores e autoras nos chegam tecidas e retecidas em poemas, romances e contos, mas também em cartas, diários, canções, histórias em quadrinhos, relatos de viagens. Nesta sessão, contamos com a participação de pesquisadores e pesquisadoras que mobilizam a literatura e a pesquisa de textos literários através de abordagens socioculturais, "buscando compreender as articulações entre experiência vivida, ficção e organização social," bem como em investigações da "obra literária como produto da cultura", envolvendo o debate sobre "história da leitura e do livro" e "as relações entre a literatura e o mercado".

 

Área - Ensino-aprendizagem de línguas, discurso e sociedade

Objetivo - Este Simpósio se estrutura em torno de três eixos fundamentais: argumentação, discurso e ensino de língua e linguagens. Assim, serão aceitos trabalhos que versem sobre as produções discursivas dos mais diversos domínios, que se engendraram em torno de temas cotidianos do período pandêmico, como política, economia, saúde pública, educação, emprego, segurança e outros, privilegiando-se a análise da estrutura argumentativa de gêneros circulantes nas mídias digitais, especialmente Facebook, Instagram, Twitter, Blogs, etc. Também serão aceitos trabalhos que versem sobre o ensino da argumentação em uma perspectiva discursiva, assim como relatos de experiência que discorram sobre o ensino de língua e linguagens na pandemia, considerando-se o emprego das tecnologias como fator propiciador das atividades de ensino. Destaca-se aqui a relevância da multimodalidade para o desenvolvimento do letramento, assim como as atividades remotas que se tornaram imprescindíveis a intermediação da comunicação, informação e ensino em tempos de pandemia.

 

Área - Simulação e modelagem de materiais

Objetivo - Viabilizar o processo de investigação e produção de novos materiais, bem como melhorar e adaptar materiais já conhecidos. Formação de novos grupos de pesquisa baseados em tratamentos teóricos-experimentais.

 

Área - Química (bio) diversidade e sustentabilidade na Amazônia

Objetivo - Possibilitar o amplo conhecimento da diversidade na Amazônia e as diversas vertentes da sustentabilidade, por meio da produção sustentável e suas possibilidades, além do aproveitamento dos resíduos por tratamentos químicos e físicos, gerando produtos de valor agregado.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página